quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Formação da Aprendizagem

           O conceito de formação deriva da palavra latina formatĭo. Trata-se da ação e do efeito de formar ou de se formar (dar forma a/constituir algo ou, tratando-se de duas ou mais pessoas ou coisas, compor o todo do qual são partes).

Formação no seu contexto geral significa conjunto de atividades que visam a aquisição de conhecimentos, capacidades, atitudes e formas de comportamento exigidos para o exercício das funções próprias de uma profissão ou grupo de profissões em qualquer ramo de atividade econômica. Todo processo de formação implica alguma aprendizagem. A aprendizagem indica simplesmente que alguém veio a saber algo que não sabia: uma informação, um conceito : uma aprendizagem só é formativa na medida em que opera transformações na constituição daquele que aprende. É como se o conceito de formação indicasse a forma pela qual nossas aprendizagens e experiências nos constituem como um ser singular.
O processo de formação da aprendizagem busca cada vez mais formas interativas e participativas com o objetivo de despertar o elemento ativo e criador, permitindo possibilidades para a promoção e construção do conhecimento. Como diz o Professor Roberto Sidnei transformar em realidades significativas para o sujeito, isto nos faz refletir que a formação deve ser gratificante ao sujeito, deve permitir possibilidades de mudar a realidade em que se encontra facilitando as habilidades criadoras inerentes ao sujeito.
O processo de formação deve permitir relações recíprocas, onde aconteça troca de experiências e conhecimentos, isto é, o processo de formação por meio da interatividade permite alcançar uma dimensão coletiva fortalecendo a individualidade. Isto se reforça  quando a formação é vista como uma prática social onde sujeitos se relacionam e se valorizam dentro de um contexto social.
Observando a realidade, percebemos como a formação que acontece intencional, sem imposições contra o que cada um acredita, flui de forma mais significativa, isto é, a construção de saberes coletivos permitindo uma consciência ética e verdadeira, sem subterfúgios.
A aprendizagem para constituir-se formação necessita fazer sentido na vida e transformar o cotidiano. A página da vida é construída com interações e relações contínuas, na prática das ações do dia a dia.
Relembrando que formação significa conjunto de atividades que visam a aquisição de conhecimentos, transformando o dia a dia.  Vamos reviver Fernando Pessoa em o Guardador de rebanhos:

O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
que tem uma criança se, ao nascer,
reparasse que nasceras deveras...
Sinto-me nascido a cada momento 
Para a eterna novidade do Mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário