quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

INTERATIVIDADE

Interatividade
lununesbr.blogspot.com  
Vejam que interessante a imagem de dois computadores unidos pelo aperto de mão. A simbiose interativa das maquinas ,reflete a dinâmica da integralidade dos agentes responsáveis pela transmissão dos saberes. Havendo assim uma troca constante do conhecimento,através da democratização da aprendizagem,Homem -maquina.
[...] um produto, uma comunicação, um equipamento, uma obra de arte, são de fato interativos quando estão imbuídos de uma concepção que contemple complexidade, multiplicidade, não linearidade, bidirecionalidade, potencialidade, permutabilidade (combinatória), imprevisibilidade, etc., permitindo ao usuário-interlocutor-fruidor a liberdade de participação, de intervenção, de criação (SILVA, 2001, p.100).
Tendo como base esta citação anterior e analisando o que a figura nos coloca, a interatividade é uma relação onde a tecnologia é ponto importante na relação homem-máquina, permitindo uma relação de troca, proporcionando novas experiências, conhecimentos e  cocriações. Citando  Macedo ( 2011) " compreender que aprender significa transformação co-construída, seja nos âmbitos intelectual, cognitivo e afetivo".

Referências:

MACEDO, Roberto Sidnei. Aprendizagem e formação: Aprofundamento e conexões contemporâneas. Oficina para mediadores de educação permanente em saúde. Caderno de leitura. Unasus-Bahia. Salvador, 2011.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet. 2º ed. 2001


Nenhum comentário:

Postar um comentário