quarta-feira, 14 de dezembro de 2011



Interatividade
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Interatividade e EAD

Estamos vivenciando um enorme avanço tecnológico que vem facilitando a difusão de conhecimentos e contribuindo para a transmissão da informação de forma abrangente e veloz, mas temos que estar atentos como acontece a dinâmica da aprendizagem. Também veloz? Este espaço novo aberto para o conhecimento permite o crescimento de todos os participantes? Acontece interatividade?
A interatividade acontece quando a emissão e a recepção cocriam juntos, deixando o receptor de ser apenas um expectador da mensagem. E esta dinâmica permite as emissões de opiniões e reflexões que podem ser criadas juntas, formando uma criação conjunta, mantendo uma relação de construir juntos, professor e alunos compartilhando idéias, interagindo, cocriando conhecimentos.
A web veio permitir esta cocriação tanto presencial como on line. A educação a distância permite esta interface do conhecimento, aproximação entre os professores e alunos, avançando na comunicação possibilitando a participação dos sujeitos em tempo real, mesmo estando separados pelas barreiras do espaço.
Nos tornamos um outro tipo de leitor, um leitor que deve ver e interagir com a obra para que haja acontecimento, tornamo-nos exploradores, pois perdemos a posição de receptores, própria da comunicação clássica, e somos convidados à livre criação, de forma que a informação ganha mais sentido sob nossas intervenções. (LEMOS, 2004).
A educação a distância, permite uma comunicação interativa onde grupos se reúnem e comunicam-se trocando experiências que permite a utilização de técnicas de aprendizagem baseadas na problematização da prática, com possibilidade, inclusive , de utilização de tecnologias (vídeo, internet). Segundo Lévy apud Araújo et al (2007, p.3), caracteriza a criação de um espaço virtual de vivência entre humanos e informação e, ainda, o permanente estado de mudança dessas informações em virtude da atualização e da intervenção dos usuários/aprendentes.
Os cursos a distância com o apoio das tecnologias de informatização e comunicação se tornam progressivamente mais ricos, onde o educando tem a oportunidade de trazer para temas inovadores, atuais de relevância para a aprendizagem podendo assim ter um enriquecimento do conhecimento individual ao passo que interage com o coletivo. Ainda o tempo será dedicado a atividades de aprendizagem baseadas em leituras, compreensão de textos, tirar dúvidas e realizar processos de avaliação de compreensão de conteúdo.
Os cursos on line no mundo globalizado vem possibilitando a oferta de conhecimento em todas as áreas, permitindo interação de conhecimento com diferentes culturas, realidades sociais, onde o objetivo da educação seja voltado para a autonomia no trabalho, na política, nas relações sociais. Fundamento isto citando Freire (1996, p.66) que afirmava que respeito á autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.
Afirmava ainda que: Saber que devo respeito à autonomia e à identidade do educando exige de mim uma prática em tudo coerente com esse saber (FREIRE, 1996, p.67).
Encontro na EAD esta possibilidade de permitir ao educando autonomia no estudo, porém precisa-se de motivação, necessita autodisciplina, autonomia do estudante, disponibilidade de tempo, leitura dos textos, realização de tarefas, comunicação através das mensagens, dos fóruns, chat enfim, uma aprendizagem colaborativa onde grupos de pessoas com interesses comuns, reúnem em um ambiente virtual que permite uma aprendizagem dinâmica, adequando tempo e espaço Interagindo com pessoas de lugares diferentes.

Referências

ARAÚJO, Maristela Midlej Silva de. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line. Rev. Bras. Educ. vol.12 nº.36 Rio de Janeiro Sept./Dec. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300010 > Acesso em: 22 de mai. 2010

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.


LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto alegre: Sulina, 2004.


SALES, Mary Valda Souza. VALENTE, Vânia Rita. ARAGÃO, Cláudia. Educação e Tecnologias da Informação e comunicação. Salvador: UNEB/EAD, 2010.

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